quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Com equipamentos e cardápio próprio, clube monta miniacademia em Atibaia

É como se estivessem em casa, na Academia de Futebol, só que com a paisagem campestre como cenário. Na pré-temporada do Palmeiras em Atibaia, no interior de São Paulo, a rotina da equipe é exatamente a mesma de como se estivesse na capital paulista. E para manter o ritmo de treinos intensos em meio ao paraíso que é o hotel onde está hospedado, o grupo palmeirense não esqueceu de absolutamente nada.

Um caminhão trouxe os equipamentos de academia da equipe para a cidade interiorana. O cardápio, bem diferente do de alguns hóspedes rechonchudos que circulam de sungas ou maiôs pelas áreas comuns do hotel, é cheio de restrições.

Divulgação/Assessoria de Imprensa do Palmeiras

Jogadores almoçam no hotel, em Atibaia. A nutricionista Patrícia Teixeira acompanha tudo de perto


O que o atacante Lenny pode se dar o luxo de comer não é indicado para o goleiro Marcos, por exemplo. Enquanto o jovem pode se acabar em pudins de leite, o arqueiro tem de se contentar com as frutas.

- Todas as refeições são balanceadas e feitas de acordo com as características de cada atleta. Pela manhã, os jogadores têm um café reforçado com pão, frutas e qualquer coisa que tenha lactose (queijo e iogurte) porque vão treinar e precisam de energia. No almoço, saladas e proteínas. O Marcos, por exemplo, tem de comer mais carne branca e quantificar o carboidrato. Já o Lenny come com mais frequência as carnes bovinas e pode saborear as sobremesas – explicou Patrícia Teixeira, nutricionista do clube, responsável por passar o cardápio palmeirense aos cozinheiros do hotel.

Julyana Travaglia/GLOBOESPORTE.COM

Marcos faz a alegria da garotada que está hospedada no mesmo hotel do Palmeiras, em Atibaia


O trabalho de elaboração das refeições só é feito depois que Patrícia conversa com a comissão técnica e os médicos do clube. Por isso, ela está sempre em contato com o fisiologista Cláudio Pavanelli e o preparador físico Antônio Mello.

- Para todos os lugares precisamos ter alguma estrutura. Por isso, trouxemos praticamente todos os equipamentos de academia para a avaliação dos atletas. Com eles, temos mais qualidade de treinamento, mais especificado, além de diagnósticos mais precisos e com segurança – comentou Pavanelli.

Trabalho pesado dentro e fora de campo

Fabinho Capixaba: pausa só para leitura

Na preparação do Palmeiras durante a pré-temporada, Antônio Mello busca trazer novamente a forma ideal dos atletas, depois que eles abusaram das comidas pesadas típicas das festas de fim de ano. Segundo ele, os jogadores palmeirenses voltaram em um nível melhor do que no início de 2008.

- São poucos os jogadores que precisam perder peso, uns dois ou três. Em pouco tempo a gente tira isso. Este ano o pessoal veio bem melhor na forma física – disse ele, sem revelar os nomes desses atletas.

Na miniacademia que o Palmeiras montou no hotel, os jogadores realizam alguns trabalhos logo cedo, antes de irem para o gramado. Segundo o preparador, a série é específica para cada atleta.

- Buscamos trabalhar os músculos com eficiência, de acordo com a necessidade de cada jogador. Trabalhos de força e resistência para que eles possam aguentar as competições durante o ano.

Elenco se exercita na academia do hotel

Em campo ou na sala de musculação, os palmeirenses suam para conseguir a forma ideal e entrarem preparados para uma nova taça no Paulistão ou, vendo mais além, um título da Libertadores. Mas as conquistas, por enquanto, só fazem parte de um projeto em longo prazo, que começa na academia ou nos exercícios em campo e, sob o calor de Atibaia, terminam invariavelmente na piscina. E haja motivação para começar toda a rotina no dia seguinte.

Nenhum comentário: